16 de dezembro de 2010

Gake no Ue no Ponyo

崖の上のポニョ ou Gake no Ue no Ponyo ou Ponyo on the Cliff by the Sea [Ponyo no penhasco à beira do mar] – até o título desta nova animação de Hayao Miyazaki é poético! Não chegou a desbancar Chihiro e Castelo animado na minha lista, mas o pior Miyazaki [que não é o caso aqui] ainda é melhor do que muitas animações recentes – o que acontece é que se trata de uma história dedicada às crianças, com uma trama mais simples e personagens igualmente menos complexos do que os Miyazaki anteriores.
O diretor voltou a animar totalmente a mão, depois de testar CG no Castelo [o movimento do castelo em si, que nem ele nem o produtor ficaram satisfeitos no final]. Ele confiou totalmente no uso das cores [azuis e verdes, especialmente] e no movimento para dar a idéia de “filmado sob a água”, já que 80% das cenas são submarinas. Ele não recorreu ao uso de bolhas para isso, pode perceber. Miyazaki é considerado um mestre do ar, suas cenas de aviões e vôos são sua assinatura, mas em Ponyo ele se superou. Joe Hisaishi é o responsável pela trilha sonora novamente e eu não consigo parar de cantar:
Ponyo Ponyo Ponyo sakana no ko
Aoi umi kara yatte kita
Ponyo Ponyo Ponyo fukurannda
Manmaru onaka no onna no ko
Esse é o tipo de filme que traz o melhor de cada pessoa à tona, eu acho, o tipo que faz a pessoa se sentir bem e com vontade de ser um indivíduo melhor – sem apelar pra didatismo ou lição de moral. A crítica ecológica que Miyazaki faz em Ponyo é tema recorrente, lembra do deus do rio em Chihiro?

Atenção: a partir deste ponto podem existir spoilers.

Ponyo é uma kinguio [peixinho dourado]. Se você já foi a alguma festa japonesa deve ter visto aqueles enormes peixes de tecido vermelho pendurados, certo? Kinguio. Bom, não qualquer kinguio: ela e suas irmãs são filhas de um poderoso feiticeiro, Fujimoto, que desistiu de ser humano porque detestava o que o homem faz com o mar.
Ponyo é uma garota determinada e inteligente que não se contenta em viver no fundo do mar protegida por Fujimoto e, no dia que sai de casa, conhece Sosuke, um garoto humano de 5 anos que mora numa casa no penhasco à beira do mar [daí o título] com sua mãe Lisa, enfermeira de uma casa de repouso. O pai de Sosuke, Koichi, é capitão de navio [não lembro onde foi que li que era de um navio baleeiro ilegal, e não sei comé chegaram a essa conclusão, caus que não percebi isso].
Sosuke é uma criança tão encantadora quanto apenas as crianças de Miyazaki conseguem ser e é totalmente apaixonante, assim como a própria Ponyo. Eu perdi a conta de quantas vezes exclamei “awww!” durante os 100 minutos de duração.

A base da história é A pequena sereia, de Hans Christian Andersen na versão Disney, e O anel dos nibelungos [o nome verdadeiro de Ponyo é Brunhilde, de A cavalgada das valquírias. A trilha sonora na cena em que ela corre sobre as ondas lembra muito Wagner]. Tem também elementos de Urashima Taro, que o brasileiro mais calejado conhece da propaganda da Varig: o pescador de bom coração que salva uma tartaruga, Sosuke que salva Ponyo, a tartaruga leva Urashima Taro para viver no reino submarino, Fujimoto leva as velhotas e Lisa para debaixo d’água…

Eu vi também um pouco de Iemanjá na mãe de Ponyo [Granmammare], mas decerto deve ter sido coincidência. Como curiosidade, Miyazaki usou seu filho Goro como modelo para Sosuke e sua própria mãe inspirou a criação da personagem Toki-san, a velhota mal-humorada da casa de repouso. O filme estava previsto para ser exibido no Festival do Rio’08 nos dias 3 e 8, mas foi retirado pela distribuidora brasileira. Leia mais no blog Cinema é magia.

 A peixinha Ponyo vive no fundo do mar com o pai e as irmãs, e sempre teve muita curiosidade para saber como era o mundo fora dali. Um dia, pega carona numa água-viva para subir à superfície. Chegando lá, é capturada por uma rede de pesca e se perde no meio da enorme quantidade de lixo boiando no mar. Felizmente, é resgatada por Sosuke, menino de 5 anos que vive num rochedo à beira-mar. Ele promete cuidar dela pra sempre, mas o pai peixe está determinado a recuperar a filha. Inspirado em A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.

Elenco: Vozes de: Yuria Nara, Hiroki Doi, Jôji Tokoro, Tomoko Yamaguchi, Yuki Amami, Kazushige Nagashima, Akiko Yano

Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção Executiva: Koji Hoshino, John Lasseter, Hayao Miyazaki
Produção: Steve Alpert, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Toshio Suzuki
Direção: Hayao Miyazaki

Tamanho: 312 MB | Duração: 1:40:49
DOWNLOAD
RapidShare parte 1 parte 2 parte 3

retirado de kanzenanimes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 Des-Animes! | Template Blue by TNB